segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dúvidas sobre tratamento de Depressão

Todas as perguntas respondidas Dr. Rubens Pitliuk, a não ser quando outro autor é cita


P: Trato de depressão há 10 anos, fiz uso de vários medicamentos sem grandes resultados. Só senti melhora há 3 anos quando comecei usar Lexapro e depois passei para Procimax. Por estar me sentindo bem aos poucos suspendi a medicação por conta própria há 21 dias. Agora estou péssima novamente. É possível necessitar de remédio para depressão o resto da vida?


dR: Sim é possível, mas não muito provável. Existem muito mais pacientes que tomaram antidepressivos em algumas fases da vida do que aqueles que "tomaram para o resto da vida". Existem vários critérios que precisam ser considerados para tomar essa decisão.



Sim, Depressão é comum após uma série de cirurgias. Geralmente nesses casos apenas Psicoterapia não é suficiente. Sim, vale a pena vocês falarem com o Terapeuta, para discutir a possibilidade de associar uma medicação à terapia.

... se os medicamentos Hydergine e Nootron ajudam a tratar Depressão e se podem ser tomados juntos com Efexor e Tegretol.

Às vezes, principalmente em pacientes de muita idade eles podem ser sim bons coadjuvantes no tratamento, em doses bem altas, principalmente o Nootron ou Nootropil (3 a 4 gramas por dia)

Seguintes sintomas: Dor aguda na região estomacal, vômitos, diarréia. ... endoscopias, ultra-sonografias, exames de sangue, urina e fezes e constatou-se: Gastrite Severa - Hérnia de Hiato.

Tratou-se com o famoso coquetel e omeprazol, além de uma rigorosíssima dieta. As dores diminuíram. Cogitou-se a possibilidade de Depressão e ansiedade e, como o bandido que rouba o banco e atira para todos os lados para que ninguém o siga, iniciou-se tratamento psiquiátrico, com Frontal e Prozac, às vezes trocando-se o ansiolítico entre, Lexotan, Olcadil, Rivotril.

Bem, passado todo esse tempo, e como não se atingia o bem-estar, e ainda o aparecimento de eructação e flatulência freqüente, com vômitos e diarréias esporádicos e dor abdominal. Realizou-se então testes de tolerância a lactose e glúten, os dois negativos.

Se existe a possibilidade de uma Depressão ( e realmente isso é possível, em vista de tantos sintomas ao mesmo tempo exames normais), noto pelos tratamentos que você tentou 4 calmantes e apenas 1 Antidepressivo. Fale com seu psiquiatra para tentar os Antidepressivos que não sejam apenas Serotoninérgicos (como o Prozac).







Gostaria de saber se Depressão é genético? Minha vó por parte de pai sofre de Depressão desde nova, agora meu pai foi diagnosticado também com Depressão.Posso vir a ter também? Se sim, como posso evitar.


Existem famílias com maior tendência à Depressão, mas não quer dizer de jeito nenhum que todos os membros vão ter. Se seu pai tem, você teoricamente tem a chance de 10% de ter (e 90% de não ter). Como evitar é uma pergunta complicada, depende de uma série de fatores como idade, problemas na Tireóide, ter tido ou não Depressão depois de algum parto, etc.


... pouco mais sobre a depressão na terceira idade e como eu como filha posso ajudar minha mãe, que eu acho estar passando por isso, como ter certeza se é mesmo depressão? Qual profissional procurar, um geriatra ajudaria?


A Depressão tem pequenas diferenças conforme a idade mas nada muito importante. O tratamento é que muda um pouco, porque pessoas de mais idade são mais sensíveis a eventuais efeitos colaterais. Quem trata é o Psiquiatra.


Qual o tempo estimado de recuperação, para uma mulher de 58 anos com depressão por stress ?

Depende de muitos fatores. Mas a maioria dos remédios levam em média de 2 a 5 semanas para funcionar.


Este tipo de tireoidite tem cura? A depressão no caso de Tireoidite de Hashimoto tem cura?

Sim, facilmente.


Tenho 39 anos e tive Depressão pela primeira vez aos 36, desde então nunca tive uma remissão total. Tomei Cipramil durante todo esse tempo, tentei interromper o tratamento para dar início a outro por três vezes sem obter êxito. Estou há uma semana sem o mesmo e iniciei hoje o Prolift. Me senti muito mal, porém há muito tempo não me sinto bem. Devo persistir com essa medicação? Confesso que não suporto mais tantos sintomas desagradáveis. não me considero uma pessoa negativa, tenho muita vontade de viver e ser feliz, ao contrário da maioria dos deprimidos nunca pensei em suicídio. O que eu quero é me ver livre desses sintomas horríveis que me dão a impressão de estar gravemente enferma, e que me roubam energia e a possibilidade de viver plenamente. Tenho chance de um dia recuperar a energia e a vitalidade?


A resposta para sua pergunta é a mesma de quase sempre: Sim, a Depressão passa. Existem muitos remédios diferentes além de n combinações possíveis entre eles e entre eles e os estabilizadores de humor. É questão de achar a sua medicação ideal. Mas via Internet não posso tratar nem receitar para casos específicos e individuais.


Gostaria de saber se uma pessoa que sente tendência a depressão desde a infância, já fez Psicoterapia de base Psicanalítica e não adiantou, tem chance de modificar sua vida através de antidepressivos? Antidepressivos ajudam como em caso de traumas como perdas na infância?



Certamente que pode melhorar. O remédio não acaba com os traumas de infância mas acaba com as conseqüências deles no metabolismo cerebral.


Depois de muitos meses sofrendo de depressão severa, sinto que estou "curada" desse mal. Hoje em dia voltei a sentir prazer na vida, recuperei a vaidade, o sorriso, até mesmo a voz que ninguém mais escutava. Faz pouco tempo que realmente sinto que estou saindo daquele quadro. Gostaria de saber se posso voltar àquele estado e como fazer pra evitar, pois só em me imaginar naquela situação novamente chego a chorar. Às vezes não consigo acreditar que fiquei tão mal sem nenhum motivo aparente. Eu achava que nunca mais iria ver a vida de outra forma. Agora que estou boa, morro de medo de ficar doente novamente. P.S. Já tomei anti-depressivos mas a verdadeira cura veio naturalmente. Será que preciso de anti-depressivos para evitar uma recaída? Tenho 24 anos .



1) Realmente, a fase depressiva também pode passar sozinha.
2) Sim, pode haver recaídas.
3) Ter tomado antidepressivos que não ajudaram pode significar que estavam sub dosados, que foram trocados antes da hora, ou que não eram os ideais para você.
Para avaliar qual o risco de outra, depende de uma série de fatores. Recomendo uma consulta "preventiva" para avaliação. Se for de perto de São Paulo, estou à disposição.


Sua médica pediu uns exames e constatou problemas com a tireóide e disse que isto poderia estar causando sintomas típicos de depressão. Qual a relação entre depressão X Tireóide?


O Hipotireoidismo é um dos grandes causadores ou "pioradores" de Depressão.



Meu pai está com depressão. Seus sintomas são exatamente como descreveu. Eu e toda a família não estamos mais agüentando ver meu pai assim. Gostaria de saber se é possível o quadro de um dia para outro mudar, ou seja, ele ficar normal de repente? Pois ele está agora assim e tememos revertério. o que podemos fazer?


Sim, nos casos mais graves, em que se precisa ter uma melhora muito rápida, o que fazemos é tratar com Antidepressivo endovenoso, que pode (não é 100% de certeza) ter bons resultados e 4 ou 5 dias.


Como convencer uma pessoa que tem depressão a se tratar ?


Imprima http://www.mentalhelp.com/depressao.htm e dê para ele ler. Muitas vezes só o fato de se saber o que se tem já dá um alívio e ajuda a procurar um profissional.



Tomei Prozac por mais de um ano e sentia-me bem. De repente tive uma recaída e o medico trocou por Survector. Tomo também Olcadil para diminuir a irritação que é muito grande e me prejudica. Agora comecei a tomar também Orotato de Lítio, magnésio e triptofano receitados por um Ortomolecular.Também tomo Premelle (estrogênios combinados) para prevenir menopausa.Tenho 40 anos recém feitos.Gostaria de saber sobre estes medicamentos e suas interações, isto é, se posso ser prejudicada pela ação conjunta destas drogas.


Veja bem, não posse tratar ninguém via Internet, mas posso fazer algumas considerações gerais.
1) Precisa ver se a pessoa tem uma Depressão que apresenta alguns ataques de Pânico ou uma Síndrome do Pânico que produziu sintomas depressivos.
2) De uma maneira geral, a reposição hormonal em casos de Depressão no início da menopausa é recomendada.
3) Lítio "ortomolecular" ao que meus colegas da área científica e eu saibamos, não funciona para nada.
4) Survector era um antidepressivo muito estimulante mas que na maioria dos casos não agia no Pânico porque ele (o Survector) era dopaminérgico, enquanto que o Pânico tem a ver com Serotonina.


continuara...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...