quinta-feira, 23 de junho de 2011

O PREÇO DO SILÊNCIO


 

Quantos e quantos de nós já não se calou durante anos por medo de dizer o que pensa e sente e magoar o outro ou estragar uma relação? Muitos casamentos caminham assim, nessa ilusão de que tudo vai bem, mas interiormente muitas pessoas sentem-se infelizes com o outro, com a situação, com o que acontece ou não acontece. As pessoas se calam e pagam o preço de relações superficiais.

Não, não é fácil usar a franqueza nem na amizade, nem no amor, porque as pessoas, mesmo se dizem que querem, não querem realmente a franqueza. Elas preferem pensar que está tudo bem, que o outro está feliz, que concorda com isso ou aquilo, preferem não ser contrariadas, porque isso fere o orgulho. Só mesmo o amadurecimento pode nos tornar pessoas grandes o bastante para ouvir e falar com seriedade, refletir e não reagir impulsivamente.

Perdemos muito na amizade e no amor porque um ou outro ficou pensando e jamais teve a ousadia de dizer o que estava pensando. Mas a franqueza, dita com cuidado e no momento certo, pode corrigir muita coisa, colar muitos pedaços e nos dar a oportunidade de seguir em frente, com ou na direção do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...